Título: Petrobras na mira do Senado
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2006, Economia & Negócios, p. A17

A auto-suficiência em petróleo, que deveria ser motivo de festa, vai trazer dor-de-cabeça à direção da Petrobras. A estatal terá que explicar ao Senado e ao Tribunal de Contas da União (TCU) os detalhes da milionária campanha de marketing prevista para ser veiculada a partir de 22 de abril. O TCU informou ontem que detectou indícios de irregularidades nos contratos publicitários firmados em 2003 com três agências de propaganda. O órgão também decidiu apurar a possível utilização eleitoral das peças da campanha da auto-suficiência do petróleo, elaboradas por elas.

Os contratos foram firmados com a F/Nazca S&S Publicidade, a Rede Interamericana de Comunicação (Quê) e Duda Mendonça e Associados (Duda Propaganda), do publicitário investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios por ter recebido R$ 10,5 milhões do esquema de caixa dois operado por Marcos Valério, a título de pagamento pela campanha presidencial do PT em 2002.

Ontem, o senador Jose Jorge (PFL-PE), ex-ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique, anunciou que foram aprovados dois requerimentos encaminhados por ele às Comissões de Infra-Estrutura e de Educação do Senado, para uma sabatina com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. O executivo terá que explicar não só a vinculação da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à auto-suficiência, como também menções a possíveis reduções dos preços da gasolina como conseqüência de tal meta, conforme revelaram ontem o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil.

O senador anunciou que, se comprovadas as irregularidades, entrará com representações no Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) contra a campanha.

- A frase 'Não é porque somos auto-suficientes que a gasolina não vai baixar' induz a uma conclusão falsa. A gasolina pode até baixar no futuro, mas não será por causa da auto-suficiência. Isso é propaganda enganosa - afirmou José Jorge, ao lembrar que os responsáveis poderão ser punidos.

Procurada, a direção da estatal negou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que a frase conste em peças publicitárias. A informação, no entanto, foi confirmada por um executivo ligado à elaboração da campanha.

Embora o início da campanha esteja marcado para o mês que vem, ontem mesmo outdoors alusivos à auto-suficiência começaram a ser afixados no Centro do Rio.