Título: Garotinho tem vitória sem efeito
Autor: Leandro Mazzini, Mariana Santos e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 20/03/2006, País, p. A3

Depois de um domingo decisivo para os peemedebistas diante do impasse judicial sobre as prévias, com 98% dos votos apurados da consulta realizada, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho foi o candidato escolhido para concorrer à Presidência da República. Mas, apesar da definição do nome peemedebista na disputa, a briga judicial travada entre as alas governista e oposicionista está longe do fim e pode empurrar a decisão para junho, depois da convenção do partido. A disputa foi acirrada. O rival Germano Rigotto, governador licenciado do Rio Grande do Sul, conquistou mais votos ¿ 7.574 contra 4.910 ¿ mas Garotinho obteve vantagem com o índice dos estados-chave. Ele foi beneficiado numa equação criada pelo partido, que deu peso maior para os diretórios que renderam mais votos ao PMDB na última eleição proporcional. Garotinho venceu na maioria desses estados potenciais, como em Minas Gerais, Rio, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Rigotto levou a melhor em São Paulo. Os pré-candidatos haviam concordado com a regra da média ponderada. A equação, no entanto, acabou gerando polêmica no início da madrugada de hoje.

Ignorando decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que no sábado suspendeu as prévias, 21 diretórios estaduais do partido realizaram ontem uma consulta interna ¿informal¿, em que menos da metade dos filiados compareceu à votação, segundo a assessoria do PMDB. De acordo com a direção nacional do partido, menos de 50% dos 23.288 delegados compareceram aos diretórios para votar. As maiores presenças foram registradas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Amazonas e Pará. São Paulo e Minas Gerais tiveram uma média de 55% de presença.

Defensores da candidatura própria terão que recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar validar a indicação. Ontem à noite, o presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, manteve a decisão de suspender as prévias, em resposta a um pedido de reconsideraçãoda direção do PMDB. Temer fez o pedido às 3h30 de ontem. Durante o domingo, ficou na expectativa, em vão, de um revés.

Garotinho e Rigotto viajaram à noite para Brasília, onde se encontraram com Michel Temer, para o anúncio oficial do candidato à Presidência. Garotinho disse que anunciaria a Temer a decisão de participar das prévias independente das ações judiciais.

No Rio, o ex-governador levou vantagem, com 927 votos a favor dele e 36 para Rigotto. O clima de festa ontem na Câmara Municipal do Rio acabou às 16h50, porque aliados aguardavam ansiosos a chegada de Garotinho, vindo de São Paulo. Ele votou depois do horário, às 17h13, mas assessores garantiram que o voto foi computado porque Rigotto votara 15 minutos antes do horário oficial, em Porto Alegre, pela manhã.

A tensão na Câmara do Rio mostrou o desespero dos peemedebistas com a situação indefinida e acirrou as críticas contra a candidatura própria e a interferência do PT.