Título: Líder convoca consulta
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 21/03/2006, País, p. A5
O líder do PMDB na Câmara, deputado Waldemir Moka (MS), convocou a bancada do partido para realizar hoje uma consulta. Ele quer ser ratificado no cargo, em eleição secreta. Moka assumiu a liderança na semana passada, depois de o então líder Wilson Santiago (PB) apoiar o adiamento das prévias, que se transformaram, no domingo, em consulta informal. Moka foi indicado por uma lista com 51 assinaturas. Ele e o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), anunciaram a eleição para a liderança. Moka justificou que quer acabar com o sistema de listas dentro do PMDB.
- Estou convocando a eleição de líder porque não me senti confortável de ter sido escolhido em lista. Muitos companheiros estão sendo pressionados. Eu quero acabar com as pressões. A votação será secreta, por maioria simples - afirmou Moka.
O atual líder peemedebista reconheceu que a indicação foi uma forma de pressionar o então líder Wilson Santiago a apoiar as prévias. Ele confirma a existência de uma outra lista que já está circulando entre a bancada para a escolha de um novo líder para destituí-lo.
Para Temer, a decisão de Moka vai inaugurar uma nova fase dentro da bancada: sem listas e coleta de assinaturas. Temer informou, ainda, que vai procurar a ala governista do partido para tratar da convenção extraordinária do PMDB, prevista para 8 de abril.