Título: Furnas: Polícia aguarda peritos
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2006, País, p. A3

A Corregedoria-Geral do Senado recebeu ontem ofício da Polícia Federal (PF) no qual o delegado Luís Flávio Zampronha afirma estar ainda aguardando perícia do Instituto Nacional de Criminalística (INC) na lista de Furnas para verificar se a assinatura do ex-diretor da estatal Dimas Toledo é verdadeira.

Esse documento foi entregue à PF pelo lobista Nilton Monteiro e relaciona 156 políticos, especialmente da oposição, que teriam sido beneficiados por um esquema de arrecadação em Furnas para campanhas eleitorais em 2002. Quanto ao conteúdo da lista, Zampronha informa que as investigações da polícia estão em ''fase incipiente''.

O trabalho da PF está sendo conduzido em duas situações. Uma é a verificação da autenticidade do documento, a partir da assinatura de Dimas que consta no papel. A outra é a veracidade das informações. A segunda hipótese é a de que o documento é falso mas contém dados verdadeiros. A lista em poder da polícia é uma cópia autenticada. O original, prometido por Nilton Monteiro, ainda não foi entregue. Ele se dispôs a depor na CPI dos Correios sobre a lista, mas não foi convocado pelos integrantes da comissão.

O ofício da PF foi redigido em resposta a um pedido de informações do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que é corregedor do Senado e ex-delegado da Polícia Federal.

- Já dava tempo de eles terem concluído a perícia, mas estão na expectativa de que o Nilton Monteiro apresente o original, senão será processado por falsidade ideológica, assim como o cartório que autenticou o documento - ameaçou o corregedor.