Título: Ibope mostra Lula, Serra e Alckmin empatados em SP
Autor: Marcos Seabra
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2006, País, p. A4

Pesquisa do Ibope contratada pelo Sindicato de Transporte de Cargas de São Paulo (Setcesp) para medir a intenção de votos dos paulistas apontou um triplo empate entre os principais nomes que concorrem à Presidência da República. O governador do estado, Geraldo Alckmin, pré-candidato pelo PSDB ao Planalto, não consegue superar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora o governo tenha mais de 50% de aprovação da população.

O mesmo acontece com o também tucano prefeito da capital paulista, José Serra. De acordo com a pesquisa do Ibope, realizada apenas no estado de São Paulo, Lula, Alckmin e Serra estão empatados com aproximadamente um terço da preferência do eleitorado em um primeiro turno da eleição à Presidência. Lula conseguiu 32% das intenções de voto, o mesmo percentual de Alckmin. Quando a opção do PSDB é José Serra, há também um empate técnico: Lula obtém 32% dos votos, enquanto Serra fica com 31%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos por percentuais.

Na pesquisa espontânea - quando o entrevistado é que sugere o nome a ser votado - Lula conseguiu mais do que a soma dos dois pré-candidatos tucanos. O presidente obteve 23% das escolhas, enquanto Geraldo Alckmin conseguiu 11% e Serra, 8%.

A pesquisa indicou que o eleitor de Alckmin está na faixa da população com maior poder aquisitivo e maior escolaridade. Segundo o Ibope, 42% dos entrevistados que contam com ensino superior preferem colocar o governador paulista no Palácio do Planalto. Na mesma faixa de escolaridade, Lula consegue 22%. Entre os que possuem maior renda - mais de 10 salários mínimos -, 52% preferem o tucano e 21% escolheram Lula.

Na faixa de renda logo abaixo - entre os que recebem entre cinco e 10 salários mínimos - 40% optam por Alckmin e 31%, Lula. Entre os eleitores com ensino médio, há empate: Lula tem 34%, enquanto Alckmin possui 33% das intenções de voto. Na outra ponta, dos eleitores com instrução até a quarta série do ensino fundamental, Lula é a opção de 35%, enquanto Alckmin obteve 27% dos votos.

No levantamento para o governo do estado, ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera com 23%. Orestes Quércia tem 17%. O ex-prefeito da capital Paulo Maluf teve 13%. O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 18 e 23 em São Paulo.

Ontem à noite, o Tribunal Superior Eleitoral começou a julgar as normas para as eleições deste ano.