Título: Uma gafe fora de hora
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2006, País, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, ontem, um minuto atrasado ao encontro com a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. A gafe contra a pontualidade britânica foi observada por uma mestre-de-cerimônias britânica, afirmando que a ''rainha teve que esperar um pouco mais''. Não ficou, porém, qualquer mal-estar, na primeira visita de Lula ao Reino Unido como chefe de Estado.

Um porta-voz do cerimonial brasileiro disse ao JB que o minuto de atraso foi ''imperceptível'' e que a culpa foi do cerimonial britânico, encarregado de conduzir o presidente ao encontro de Elizabeth II. Disse, ainda, que a repreenda não foi feita diretamente ao presidente Lula.

Debaixo de chuva, o presidente era esperado por Elizabeth II no Regimento da Cavalaria - a Horse Guard, tropa que dá proteção à rainha. Eles passar as tropas em revista e rumaram para o Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia britânica. O trajeto, de dez minutos, foi feito em carruagem fechada, devido ao mau tempo, ao som do hino nacional brasileiro. Seguiram em outra carruagem a primeira-dama Marisa Letícia, o marido da rainha, o duque de Edimburgo, e os ministros que integram a comitiva brasileira - Celso Amorim (Relações Exteriores), Antonio Palocci (Fazenda), Fernando Haddad (Educação), Gilberto Gil (Cultura), Luiz Fernando Furlan (Indústria e Comércio), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), Matilde Ribeiro (Promoção da Igualdade Racial), além do assessor especial Marco Aurélio Garcia, do embaixador em Londres, José Maurício Bustani, e do presidente do BNDES, Guido Mantega.

Ex-operário, Lula viverá três dias de rei na Inglaterra. Ele e sua comitiva ficarão hospedados no Palácio de Buckingham durante a visita. Na noite de ontem, Elizabeth II ofereceu um banquete em homenagem ao presidente. Ele dispensou o traje de gala. Recebeu autorização para não vestir a tradicional casaca, que também não vestiu no primeiro jantar como chefe de Estado do Brasil, com o rei da Espanha. Antes do banquete, Lula visitou uma exposição de peças brasileiras da coleção da realeza inglesa.