Título: Bailes funk suspensos
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2006, Rio, p. A6

A ocupação de morros e favelas por tropas do Exército silenciou pelo menos sete bailes funk, entre sexta-feira e domingo. As atividades foram suspensas até em locais livres da presença dos militares - como as comunidades do Turano (Tijuca), Árvore Seca (Lins) e Cidade Alta (Cordovil). Inspetores da Polícia Civil asseguram que a operação militar está asfixiando o comércio de drogas em várias regiões da cidade, apesar de agentes o Serviço Reservado da Polícia Militar terem dito o contrário segunda-feira.

- Não há como estimar o quanto o tráfico está deixando de faturar, mas os bailes promovidos nos fins de semana normalmente são ótimos pontos de venda escoadouros - comenta um inspetor.

A suspensão das festas em áreas não ocupadas deve-se, segundo os policiais, a dificuldades encontradas pelos traficantes do Complexo do Alemão para abastecer pontos de venda das comunidades.

O posicionamento das tropas nos acessos ao Complexo, um dos principais entrepostos do tráfico no Rio, é o principal obstáculo para o transporte das drogas. Também foram suspensos os bailes do Morro da Providência (Centro), Fazendinha, Chatuba e Canitá (Complexo do Alemão).