Título: Sonda na órbita de Marte
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/03/2002, Internacional, p. A14

Depois de uma viagem de sete meses, a sonda Mars Reconnaisance Orbiter (MRO) conseguiu realizar uma complicada operação para entrar na órbita de Marte. Esta é uma das mais importantes missões de observação científica já realizadas no planeta vermelho.

- Após uma travessia de 480 milhões de quilômetros, finalmente estamos lá - comemorou Doug McCuistion, diretor do Programa de Exploração de Marte da Nasa.

Segundo Jim Graf, chefe do projeto, a sonda que tem seis instrumentos de alta potência - entre eles, três câmeras telescópicas de alta precisão - vai reunir mais informações que todas as missões marcianas já feitas.

O principal objetivo da viagem é examinar a superfície do planeta, suas camadas subterrâneas e sua atmosfera para descobrir se existe água em Marte. Além disso, os pesquisadores querem investigar se houve algum tipo de vida no planeta, o mais mais semelhante à Terra no sistema solar. A missão de US$ 720 milhões também é considerada um passo inicial para viagens tripuladas nas próximas décadas.

A parte mais complicada da manobra era fazer a nave-robô, de 2,18 toneladas a 17.600 km/h, reduzir sua velocidade para ser atraída pela órbita marciana.

Para isso durante 27 minutos os motores foram desligados, ficando 30 minutos sem contato com a Terra, ao passar atrás de Marte. Se a sonda não entrasse no campo gravitacional, se perderia no espaço.

Na Rússia, o astronauta brasileiro Marcos Pontes conversou ontem com jornalistas sobre a preparação para a viagem espacial. O tenente-coronel embarca no dia 30 de março, na espaçonave Souyuz.

- O treinamento é rigoroso e exige muito de cada um dos tripulantes, mas eu tive excelentes companheiros, excelentes instrutores. Me sinto otimamente preparado para esse vôo e muito feliz