Título: Vândalos atrasam reforma do Parque
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2006, Brasília, p. D4

Passados 30 dias da reforma vdo Parque da Cidade não foi concluída. Os quatros banheiros para uso dos freqüentadores, que estão em obras, não foram entregues dentro do prazo previsto, no dia 6 de março. O atraso nos trabalhos, segundo a Secretaria de Administração e Conservação dos Parques (Comparques), se deve à ação de vândalos. Algumas pessoas destruíram as portas de madeira dos banheiros, que tiveram que ser substituídas por ferro para amenizar os arrombamentos. O secretário Ênio Dutra explica que esse primeiro trabalho de revitalização do parque deverá ser concluído até o final deste mês. A expectativa é que até o final do ano outras áreas do parque, como o castelinho, os parques infantis e área de cooper também passem por reforma.

- Recebemos o investimento de R$ 148 mil do governo do DF para solucionar os problemas dos banheiros, que estavam em péssimo estados. Mas não adianta ter esses investimentos se a população não tiver a consciência de preservar o bem público. Vamos oferecer um serviço de qualidade para os usuários do parque, mas em troca queremos a conservação, é o mínimo que pedimos.

A psicóloga Ana Cristina Oliveira, 30 anos, diz ficar triste ao ver o parque no estado que está. Ela conta que sempre freqüentou o local para fazer caminhada, mas que não tem coragem de usar os banheiros.

- Infelizmente as pessoas não valorizam o patrimônio público. É impossível utilizar os banheiros do parque. Eles estão totalmente destruídos, precisando de uma reforma geral - reclama Ana Cristina.

Taguatinga - Parque Saburo Onoyama, o mais antigo de Taguatinga, também está em manutenção. Essa é a primeira vez, desde a sua criação em 1996, que o passará local por uma reforma geral. Para a segurança dos usuários o parque está, totalmente, interditado, por 90 dias. As piscinas, quadras poliesportivas, banheiros e churrasqueiras ganharão cara nova.

O Saburo Onoyama recebe cerca de 6 mil pessoas por semana, mas o número duplica em semanas com sol forte. O orçamento previsto para a recuperação do parque é de R$ 500 mil. O secretário da Comparques, Ênio Dutra, também será revitalizadoos 1,26 km de trilha.

- Os usuários do parque vão perceber as mudanças quando ele for reaberto. A nosso intenção é terceirizar as piscinas, uma vez que a manutenção do serviço irá sair caro para a secretaria. Mas ainda não fechamos nenhuma parceria. Entendemos também que essa será uma forma dos freqüentadores valorizarem o serviço - disse Ênio Dutra