Título: Região ganha novo shopping
Autor: Florença Mazza e Júlio Lubianco
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2004, Rio, p. A-13

Quem continuar morando no bairro chamado Bangu terá em breve uma facilidade e quem sabe uma oportunidade de emprego: está prevista para 2006 a inauguração do Bangu Shopping, que será o primeiro do bairro. Construído na antiga Fábrica de Tecidos Bangu, na Rua Fonseca, vai ocupar uma área de 140 mil metros quadrados. A estimativa é de que as 200 lojas - entre elas gigantes como as Lojas Americanas, Leader Magazine e Casa & Vídeo - vão gerar 3 mil empregos diretos. As obras, que começam no ano que vem, vão gerar outros mil postos de trabalho. De acordo com o vice-presidente da João Fortes Engenharia, Nelson Corrêa, a mão de obra será, preferencialmente, local. Ao todo, o empreendimento vai consumir cerca de R$ 250 milhões em investimentos.

- Ações como esta têm muito mais efeito, a curto prazo, do que a criação de um novo bairro - opina Cardeman.

A fachada da antiga fábriga, construída em 1891 e tombada pelo Patrimônio Histórico, será mantida. No interior do shopping, entretanto, vai funcionar um complexo com seis salas de cinema, com 1,4 mil lugares ao todo, e uma praça de alimentação para mil pessoas.

O shopping vai atender, aproximadamente, 600 mil pessoas que moram em Bangu e nos bairros vizinhos, como Padre Miguel, Senador Câmara, Santíssimo e o recém-criado Gericinó.

São esperados aproximadamente 300 mil veículos por mês no estacionamento e cerca de um milhão de pessoas nos corredores do shopping, por mês.