Título: Alckmin vence queda de braço com Serra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2006, País, p. A2

Depois de uma arrastada disputa entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, José Serra, o PSDB divulgou finalmente ontem o nome do governador como candidato do partido à Presidência da República, que se envolveu numa luta obstinada de mais de três meses. Mesmo sendo elogiado pelo desprendimento de desistir da candidatura, o prefeito José Serra não participou do anúncio do nome do governador Geraldo Alckmin. A ausência do prefeito no lançamento da candidatura tucana causou mal-estar no partido. O encontro entre Serra e Geraldo Alckmin, só ocorreu horas depois, à noite, por iniciativa do governador, que foi à sede da prefeitura cumprimentar o colega de sigla.

Serra, que só na segunda-feira admitiu ser pré-candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda tentou, no início da tardem, uma última cartada para se viabilizar como presidenciável. Em reunião, também na prefeitura, com Alckmin expôs sua vontade de disputar o Planalto, mas ouviu do governador que, para isso, teria inevitavelmente de passar por disputa interna no PSDB. O prefeito deixou claro que desistiria de seu projeto por ''responsabilidade política'', pois, na sua opinião, uma prévia dividiria mais o partido para a eleição.

Desde então, Serra não saiu mais de seu gabinete. Ligou para o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), e avisou que abriria mão da disputa. Abriu, assim, caminho para o lançamento da candidatura do governador. Sacramentado pelo PSDB, Geraldo Alckmin sinalizou que pretende disputar a eleição presidencial de 2006 como o candidato da ética e da eficiência. Com essas bandeiras, sinaliza que pretende ser o ''anti-Lula'' e dessa forma conquistar votos entre os eleitores decepcionados com o governo petista.

- Não tenho dúvida que temos a firmeza necessária para empunharmos bandeira da ética, do banho de ética, da eficiência, fechando todas as torneiras, que nos permitirão avançar no projeto de desenvolvimento -, afirmou Geraldo Alckmin em seu primeiro discurso como candidato oficial do PSDB ao Palácio do Planalto.

O governador de São Paulo está consciente de que a disputa com Lula será difícil. Por isso, deixou claro que não será um candidato de ''salto alto''.

- Recebo essa indicação com humildade. Não tenho dúvida que é com humildade e com determinação que vamos iniciar uma grande jornada.