Título: Caseiro desmente Palocci
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2006, País, p. A6

A CPI dos Bingos deve votar hoje requerimento de convocação de Francenildo Santos Costa, conhecido como Nildo, que trabalha na mansão alugada em Brasília pela chamada República de Ribeirão Preto, formada por ex-auxiliares do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. O caseiro disse ao jornal O Estado de S. Paulo que o ministro visitava a mansão com frequência. E garantiu ter visto pacotes de dinheiro na mala de Vladimir Poleto, ex-assessor do ministro. A Polícia Federal deve convocar Francenildo para saber se ele confirma as declarações. Ontem, Palocci e líderes do PT negaram a nova denúncia, que fez recrudescer a ofensiva de parte da oposição, sobretudo do PFL, contra o ministro, pedindo a reconvocação e o afastamento do titular da Fazenda. Palocci atribuiu as denúncias ao clima eleitoral e anunciou ''de forma definitiva'' que não coordenará campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro também afirmou que a corrida eleitoral pode ter um tom mais acalorado neste ano e que o próprio presidente ressaltou isso em conversa que tiveram ontem.

- Vamos viver momento de calor político, acho que essa campanha pode ter um nível de embate político mais agressivo - afirmou Palocci em teleconferência promovida pela Tendências Consultoria.

Apesar disso, o ministro acredita que a economia está a salvo de solavancos como os vistos em 2002.

- Eu estou muito seguro, pelos dados da economia, de que teremos ano eleitoral sem turbulência.

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), também fez ressalvas às declarações do caseiro. De acordo com Nildo, Palocci sempre chegava à mansão em um carro de marca Peugeot, de cor prata, que pertenceria ao ex-assessor Ralf Barquete, já falecido. A história contada pelo caseiro confirmaria, segundo integrantes da oposição, informações que a CPI dos Bingos ouviu do motorista Francisco das Chagas Costa, o qual trabalhava para Poleto e afirmou ter transportado Palocci.

Antes mesmo de o caseiro chegar à CPI dos Bingos, o PT tratou de rebater acusações contra Palocci. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), conversou com o ministro e transmitiu que Palocci está muito chateado. Segundo a senadora, seria impossível o ministro ir à mansão dirigindo o carro de Ralf Barquete.

- O ministro disse que não dirige há 15 anos.

O senador Tião Viana (PT-AC) também saiu em defesa do ministro. Ele afirmou que é necessário investigar se o caseiro não teria recebido apoio de hospedagem de políticos, segundo ele ouviu no Senado. Tião inclui a entrevista do caseiro no que chama de ''volúpia denuncista'' da oposição.