Título: Calote mais difícil no exterior
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2004, Economia & Negócios, p. A-20

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) deu seu primeiro passo rumo ao exterior e vai dificultar a possibilidade de calote para os brasileiros que moram no Japão. Amanhã, o SPC Brasil assina um acordo de cooperação com a empresa japonesa Trade's Creditor Protection Yugengaisha, que estabelecerá convênio com outras companhias daquele país, a fim de que possam consultar o banco de dados do serviço no Brasil. A parceria também permitirá que brasileiros residentes no Japão comprem a prazo. O presidente do SPC Brasil, Edson Monteiro, afirma que, se a experiência der certo, será expandida para outros países onde há muitos imigrantes, como os Estados Unidos, em especial no estado da Flórida. Segundo ele, o maior problema foi unificar o sistema de dados, que exigiu a codificação entre o número do CPF dos brasileiros e o número do cartão social de saúde utilizado pelos japoneses no comércio.

- A resposta da consulta será online, já que o SPC funciona sete dias por semana, durante as 24 horas do dia.

A inadimplência, e as conseqüentes falta de credibilidade e preconceito, estão entre os grandes problemas dos emigrantes brasileiros.

- Dificilmente um brasileiro consegue adquirir um telefone celular pós-pago no Japão - informa a diretora da Trade's Creditor Protection Yugengaisha, Alice Hernandez. Exatamente por isso, as principais interessadas em colaborar com o SPC foram as empresas de telecomunicações e as operadoras de cartão de crédito.

O Japão conta hoje com cerca de 500 empresas administradas por brasileiros.

- Os compatriotas são os primeiros a abrirem as portas aos recém chegados e, também os que contabilizam os maiores prejuízos - diz Monteiro. Segundo ele, os problemas são agravados por brasileiros que, ao retornarem ao país natal, deixam dívidas, sabendo que nunca mais serão encontrados. Isso, segundo o dirigente, será minimizado com o SPC, já que o débito no Japão causará problemas de crédito ao devedor no Brasil.