Título: Arlete entra na disputa na Câmara
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2004, Brasília, p. D-4

A acirrada disputa pela presidência da Câmara Legislativa ganhou ontem mais um concorrente. A líder do PT, deputada Arlete Sampaio, se reuniu à tarde com a bancada petista e sacramentou seu nome como opção aos candidatos governistas. Mesmo sem chances reais de disputar com os distritais da base do Buriti, que contam com 16 votos na Casa, a oposição quer mostrar sua força e apresentar candidatos à Mesa Diretora. O PT tem a segunda maior bancada do Legislativo local, com seis distritais - perde apenas para o PMDB, que tem 11.

- O principal objetivo do partido é buscar a melhor composição possível para a Mesa Diretora. É preciso que os dirigentes da Casa tenham o mínimo de independência - defendeu Arlete.

A líder do governo, Anilcéia Machado, desponta como favorita na disputa pela Presidência da Casa. Seu nome nunca esteve envolvido em escândalos e o apoio do Buriti será fundamental na decisão final do partido.

O nome de consenso da base governista - que será o provável novo presidente - deve ser divulgado até o início da próxima semana. Além de Gim e Anilcéia, Pedro Passos (PMDB) e o pefelista Fábio Barcellos também estão na disputa.

A proposta de antecipar as eleições para a Presidência da Câmara e alterar o regimento interno da Casa, reduzindo o tempo de mandato dos membros da Mesa, dividiu o Legislativo local. A maioria dos deputados é contra a antecipação do pleito.

- Isso é um casuísmo que só pode gerar problemas mais tarde. Se as eleições forem anuais, o andamento dos trabalhos fica comprometido e a preocupação com a sucessão será constante - justifica Gim Argello (PMDB), um dos candidatos à Presidência da base governista.

Chico Vigilante (PT), por sua vez, garante que é a favor da antecipação das eleições.

- O mandato de apenas um ano é mais democrático do que a eleição para o biênio. Estamos buscamos um entendimento para alterar o regimento interno e antecipar as eleições para o dia 1º de dezembro - garante.