Título: As pedras na trilha de 'Olga'
Autor: Carlos Helí de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 25/11/2004, Caderno B, p. B1

As rígidas regras que regulam a corrida do Oscar de filme estrangeiro resultaram em baixas significativas no páreo deste ano. Uma das ausências mais sentidas entre os postulantes é a da produção colombiana Maria cheia de graça. A história da jovem que serve como ''mula'' no contrabando de drogas para os Estados Unidos veio colecionando críticas positivas nos festivais internacionais ao longo do ano, como o Sundance, em janeiro, e o Festival de Berlim, em fevereiro. Mas foi rejeitada pela comissão de pré-seleção da Academia por não ter um número suficiente de representantes da Colômbia em três funções-chave: roteirista, diretor e produtor. O roteiro e a direção do filme são do americano Joshua Marston. Outro possível adversário de Olga é Diários da motocicleta, de Walter Salles. Igualmente bem-recebido nos festivais mundo afora, o filme de Salles sobre a viagem iniciática do jovem Che Guevara também não pôde entrar no páreo de filme estrangeiro - vai tentar vagas entre as categorias principais. Segundo as regras da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, as especificidades da produção dirigida pelo brasileiro, resultado de esforços de diferentes nacionalidades, tornam Diários uma obra não elegível para o Oscar de produção estrangeira.

Alguns dos potenciais candidatos ao posto de finalista da categoria não foram indicados oficialmente por seus países, como o espanhol Má educação, de Pedro Almodóvar, preterido em nome dos apelos dramáticos de Mar adentro, de Alejandro Amenábar, sobre um tetraplégico que luta pelo direito de eutanásia, já premiado no Festival de Veneza. Caso semelhante é o do francês Un long dimanche de fiançailles, de Jean-Pierre Jeunet (o mesmo de O fabuloso destino de Amelie Poulin), que perdeu a inscrição para A voz do coração, de Christophe Barratier, distribuído nos Estados Unidos pela Miramax, companhia que costuma investir pesado na campanha para filme estrangeiro. Tanto o filme de Almodóvar quanto o de Jeunet também tentarão concorrer a prêmios principais, como direção e roteiro.

Ainda assim, não faltam sólidos adversários para o filme de Jayme Monjardim. Entre os 49 títulos submetidos, o brasileiro disputará forças principalmente com Mar adentro, o chinês A casa das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou, e o argentino O abraço partido, de Daniel Burman, e o taiwanês 20: 30: 40, de Sylvia Chang, entre outros.

O filme de Yimou é uma nova incursão no gênero arte marcial e está escorado no desempenho de Herói, seu filme anterior, indicado ao Oscar de produção estrangeira. Abraço partido é uma comédia dramática protagonizada por comerciantes de uma galeria comercial, ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Berlim. Já 20: 30: 40 é uma comédia de costumes protagonizada por mulheres de diferentes gerações que conta com o suporte da Sony Classics, uma das mais fortes compradoras de filmes estrangeiros para o mercado americano.