Título: Mobilização contra 19 mil agressões anuais
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 25/11/2004, Brasília, p. D3

É o número de ocorrências contra a mulher no DF

O movimento nacional pelo fim da violência contra as mulheres ganhou espaço ontem no plenário da Câmara Legislativa. A sessão ordinária foi transformada em comissão geral para discutir medidas de combate à violência contra as mulheres, que no ano passado foi responsável por 19 mil ocorrências policiais no DF. A maioria se refere a agressões físicas ou morais. As lesões corporais alcançaram a preocupante marca de 1.341 ocorrências. Além das cinco deputadas distritais, que solicitaram espaço para o evento, dezenas de mulheres acompanharam a sessão, que contou com a presença da delegada de Apoio à Mulher, Renata Gonçalves, da promotora dos Direitos da Mulher, Márcia Milhomen, e da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Tânia Queiroz.

Hoje é o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres e a ONG Agende (Ação em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento) lançou a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência, que termina no dia 10 de dezembro. A advogada da organização, Letícia Massula, participou ontem da sessão e conquistou o apoio da bancada feminina da Câmara Legislativa para a iniciativa.

A deputada Érika Kokay (PT) lembrou que as mulheres são as maiores vítimas de violência e que, a cada 15 segundos, uma delas é agredida no país.

- As mulheres são alvo de violência física, discriminação, assédio moral e sexual. Não há política de direitos humanos que resista a esse tipo de agressão - explica Érika Kokay.

A campanha ''16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres'' é realizada em 130 países desde 1991. No Brasil, o evento tem o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados. O lançamento da campanha no DF será realizado hoje, às 10h, na Rodoviária do Plano Piloto. Uma série de atividades vai chamar a atenção dos brasilienses