Título: A serviço do empresário
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/11/2004, Brasília, p. D4

Sistema ajuda empresas a sanar dúvidas e decidir

Os micro, pequeno e médio empresários ganham uma nova ferramenta de trabalho para dar impulso aos seus negócios. Está na internet o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), um sistema de informações sobre tecnologias e técnicas de mercado, que tem como objetivo sanar dúvidas relacionadas aos mais variados assuntos como agricultura, serviços industriais, têxteis e meio ambiente. O SBRT, lançado ontem em Brasília, funciona como um canal de intercâmbio de informações, possibilitando ao empresário ser mais eficiente e ter vantagens competitivas. Idealizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), da Universidade de Brasília, e com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, o serviço irá custar R$ 2,2 mil.

- É uma rede de âmbito nacional com serviços mais eficientes e mais rápidos que o Disque Tecnologia que tem funções semelhantes, mas que não irá substitui-lo - afirma o diretor do CDT, Luís Afonso Bermúdez.

O serviço pode ser acessado por qualquer pessoa, tanto física quanto jurídica. Pelo site http://sbrt.ibict.br, o empresário pode tirar dúvidas, consultar respostas técnicas e realizar outros serviços de pesquisa. As respostas são dadas por sete instituições. Para o empresário Paulo Guerra, da empresa de tecnologia E-Logis, o serviço serve também como um meio de integração entre universidade e empresas.

Para a vice-diretora do CDT, professora Ednalva Fernandes de Moraes, será possível elaborar políticas públicas e programas para micro, pequenas e médias empresas.