Título: R$ 61 milhões para a arte
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 25/11/2004, Brasília, p. D8

Petrobras lança programa de patrocínios

A maior iniciativa de patrocínio cultural do país foi lançada ontem em Brasília. O programa Petrobras Cultural oferece R$ 61 milhões e vai selecionar produções de diversas áreas, como cinema, música e artes plásticas. A empresa escolheu o 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para divulgar o programa e explicar aos interessados as exigências e a distribuição da verba entre todas as áreas.

- O programa é muito importante para a criação, produção e difusão da cultura brasileira e para a ampliação do acesso aos bens culturais - disse a gerente de patrocínio da Petrobras, Eliane Costa.

Em 2003, o programa Petrobras Cultural recebeu 3.736 inscrições e selecionou 141 projetos. Este ano, a empresa espera receber mais de quatro mil inscrições. Para isso, a Petrobras realiza caravanas culturais em todas as regiões para estimular os produtores a participar da seleção. Nesta edição, a empresa vai patrocinar também o registro e difusão de músicas e o apoio à preservação de acervos, bibliotecas e museus.

O secretário de Cultura do DF, Pedro Borio, destaca a importância do patrocínio da Petrobras para a produção cultural no país e no DF. Ele garante que o GDF pretende estreitar os contatos com a empresa para beneficiar os produtores locais.

- Quem trabalha com produção cultural sabe como é insana a relação com os patrocinadores. Por isso, a iniciativa da Petrobras é essencial para incentivar a cultura no Brasil - garante Borio.

serviço

Inscrições no site www.petrobras.com.br até 14/1/05. Valores totais de patrocínio anunciados: Preservação e memória do patrimônio cultural: R$ 11 milhões. Produção e difusão cinematográfica: R$ 23,5 milhões. Música: R$ 7,9 milhões. Artes cênicas: R$ 3 milhões.