Título: Plano B incluiria rivais
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. A17

Em meio ao agravamento da crise na Varig, as diretorias das companhias aéreas BRA e Ocean Air reuniram-se com o comando da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). De acordo com fontes do setor, a conversa girou em torno do plano de contingência para cobrir as rotas da empresa, que será caso a Varig interrompa suas operações. Oficialmente, a Anac nega. A diretora do colegiado da agência Denise Ayres de Abreu afirmou que o caso Varig nem sequer foi abordado na reunião, que teria servido para tratar de assuntos internos das empresas.

- Ficamos apreensivos com o fato de o próprio presidente da Varig reconhecer a crise de forma tão dramática mas ainda contamos com a possibilidade de encontrarem uma alternativa à paralisação - disse.

Na terça-feira, porém, houve encontros com os presidentes da TAM e da Gol, que teriam participação decisiva no plano de contingência. O plano, concebido pelo ex-diretor-geral do extinto Departamento de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, preveria ainda negociações com o grupo de companhias aéreas Star Alliance, do qual a Varig participa, para manter as rotas internacionais da empresa.