Título: Fundo pronto em 10 dias
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 06/04/2006, Economia & Negócios, p. A17

O Banco Brascan obteve 100% dos votos válidos na Assembléia de Credores na disputa com o Mellon Bank para escolher o gestor do FIP-Controle. O fundo terá capitalização mínima de R$ 750 milhões e três tipos de cotas. As primeiras serão a Classe A, compostas pelas ações da Fundação Ruben Berta (FRB), dona de 87% do capital da Varig. Esses papéis terão voto restrito e não darão poderes de implementar mudanças no fundo ou de substituir o gestor ou o administrador da companhia aérea. Além disso, serão diluídos ao longo do processo de capitalização, até o piso de 5% do capital total do FIP.

A seguir virão as cotas Classe B, com direito a voto pleno para escolha de gestores e administradores. Elas serão destinadas aos investidores que trarão dinheiro novo e aos credores que aceitarem trocar seus créditos por ações da companhia reestruturada.

Finalmente, haverá as 10 mil cotas Classe C, destinadas aos credores que não pretendem participar da empresa reestruturada, mas terão poder de veto sobre qualquer decisão dos demais integrantes do FIP-Controle. Para representar estes credores foi escolhido ontem o agente fiduciário, a Oliveira Trust DTVM.

O processo de constituição do FIP-Controle deve ficar pronto em dez dias, quando a FRB assinará um termo para abrir mão das ações na Varig em nome do Brascan.