Título: Distanciamento de Roriz é bem visto
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 02/04/2006, Brasília, p. D1

O elogio da governadora, Maria de Lourdes Abadia (PSDB) à decisão do ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) de não escolher o candidato que pretende apoiar nas eleições de outubro recebeu o apoio até mesmo dos pré-candidatos do PFL, partido que ocupa o primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. - É natural a posição de Roriz de respeitar a decisão partidária. Na hora oportuna, se o Roriz quiser dar sua opinião, será muito bem vindo - afirmou o senador Paulo Octávio (PFL), pré-candidato ao GDF.

Segundo o senador, o partido vai esperar a decisão do PMDB nacional sobre a candidatura à Presidência da República.

- Vamos ter mais tempo de conversar [PFL e Roriz]. Vamos esperar o PMDB decidir se terá candidato nacional para ver se poderemos fazer essa grande aliança que sonhamos - disse Paulo Octávio, tratando da possibilidade de lançar uma chapa única da base de Roriz .

Assim como o senador, o deputado federal Osório Adriano, presidente de honra do PFL no DF, acredita que o comportamento de Roriz é correto.

- Acho muito elegante da parte dele. Cada um deve lidar com o seu partido - analisou.

O deputado distrital Odilon Aires (PMDB) prefere não se pronunciar sobre a declaração de Abadia. Segundo ele, é melhor aguardar.

O deputado José Roberto Arruda, pré-candidato do PFL ao Buriti, ficou pouco tempo na área reservada às autoridades federais na festa de transmissão de cargos na Praça do Buriti, que ocorreu sexta-feira. Enquanto assistia à cerimônia, sentou-se a uma distância de quatro cadeiras de Paulo Octávio. Apesar de ter cadeira reservada para ele, preferiu ficar no meio do povo.

- A gente tem que ficar com quem gosta da gente - disse Arruda.

A disputa entre os dois pré-candidatos deve acabar este mês. O partido não quer marcar datas, mas tanto Paulo Octávio como Arruda garantem que o nome do PFL será divulgado em breve.

PP - A vontade expressada por Abadia de se aproximar mais do ex-vice-governador do DF Benedito Domingos (PP) pode ser correspondida. Ele não descarta a possibilidade de voltar a ser aliado do Palácio do Buriti, agora, sob o comando dela.

- Em política tudo é possível. Mas ainda não sei como vai ser, temos que conversar - afirma Benedito.

Ele não foi à cerimônia de transmissão de cargos em frente ao Palácio do Buriti. Benedito viajou a Goiânia onde participou da posse de Alcides Rodrigues (PP) no governo de Goiás, que assumiu o cargo no lugar de Marconi Perillo (PSDB).

PMDB - Na entrevista concedida ao Jornal do Brasil, a governadora declarou também o interesse de ter o deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB) como seu vice em uma chapa à reeleição. Filippelli confessou gostar de ser lembrado por Abadia, mas não pretende atender ao convite.

- Convivi mais próximo de Abadia apenas sete anos. Foi o tempo suficiente para aumentar a minha admiração por ela. Mas estou deixando a secretaria em virtude da minha pré-candidatura ao governo e não a vice - disse.