Título: INSS inicia segunda etapa do censo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/04/2006, Economia & Negócios, p. A19
Começa hoje em todo país a segunda etapa do censo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem como objetivo recadastrar 14,698 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social.
Embora o INSS já tenha encaminhado comunicados a uma parte dos beneficiários em março, a segunda etapa começa oficialmente hoje para os aposentados e pensionistas que têm benefícios com final 1. Assim, quando forem ao banco receber os benefícios de março, eles já poderão se recadastrar. A Previdência decidiu dividir o recadastramento durante dez meses para facilitar a vida dos segurados.
Para fazer o recadastramento a pessoa precisa levar CPF e identidade ao banco onde recebe o benefício. No lugar da identidade, a pessoa pode apresentar carteira de trabalho, de motorista ou passaporte. O INSS recomenda levar também um comprovante de residência, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT, indicado no cartão do PIS) e o título de eleitor. Será preciso preencher um formulário com os dados pessoais e endereço.
O censo vai até julho de 2007. O objetivo do governo é combater as fraudes e acabar com os pagamentos indevidos de benefícios a partir da atualização cadastral dos titulares, mas a Previdência ainda não tem uma previsão de quanto será o ganho com o fim dos pagamentos indevidos.
Se o segurado não puder ir ao banco, o recadastramento poderá ser feito pelo seu representante legal ou procurador. Depois, um servidor do INSS irá até a casa da pessoa para confirmar as informações. Mais informações podem ser obtidas no site {www.previdencia.gov.br} ou pelo telefone 0800-780191.