Título: CPI quer punição para José Dirceu
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/03/2006, País, p. A5

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu será indiciado no que depender do relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). O relator disse que se baseará nas acusações do ex-deputado Roberto Jefferson contra Dirceu para propor o indiciamento.

Em seu depoimento à CPI, Roberto Jefferson disse que o ex-ministro era o mentor do suposto mensalão e responsável pela partilha de cargos no governo federal entre os partidos aliados com o objetivo de captar recursos para campanhas eleitorais.

- Se houve negociação, se havia objetivo de ocupação de diretorias e se era para facilitação econômica dos partidos, tenho que passar isso à frente - afirmou Serraglio.

O relator afirmou que, ao contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que soube do esquema do mensalão por intermédio de Jefferson, e teria tomado providências imediatas, Dirceu soube da existência do pagamento a parlamentares para facilitar a aprovação de projetos de interesse do governo e não pediu que fosse investigado. O presidente Lula será citado no relatório.

Caberá a dois delegados da Polícia Federal, cedidos à CPI, definirem em que crimes o ex-ministro será enquadrado. Os relatos de Jefferson, que Serraglio disse não ter como provar, serão apurados pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

Além de José Dirceu, o relator deve sugerir o indiciamento de aproximadamente cem pessoas, como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-secretário do PT Sílvio Pereira, Roberto Jefferson, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-ministro e secretário do Núcleo de Assuntos Estratégicos do governo Luiz Gushiken e o empresário Marcos Valério.