Título: Ajuda para crise
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/03/2006, Economia & Negócios, p. A17

A pedido do Ministério da Agricultura, o Banco do Brasil vai liberar uma linha de crédito de R$ 300 milhões para o financiamento da estocagem de milho como forma de minimizar os efeitos da gripe aviária sobre os criadores de frango. Segundo a Associação Brasileira de Exportadores de Frangos (Abef), a gripe reduziu o consumo de carne da ave na Europa. As exportações brasileiras do produto caíram 75% em fevereiro sobre janeiro. Com a maior oferta do frango no mercado nacional os preços caíram até 50%, dependendo da região.

Para ajudar os criadores de frango e também para conter a possível queda dos preços do milho, que deve ter uma excelente safra este ano, o BB vai liberar o dinheiro e ajudar os donos de granjas a aproveitar o custo baixo do alimento das aves. A medida também deve ajudar a segurar a oferta de frango, contendo a queda de preços, que acontecem desde o final do ano passado.

- Trata-se de um mecanismo que permitirá indiretamente a estocagem de aproximadamente 300 mil toneladas de carnes de aves e suínos, pois o milho dado como garantia do financiamento poderá ser substituído numa segunda etapa por carne estocada - disse o secretário de Política Agrícola do ministério, Ivan Wedekin.

Para ele, a medida tem efeito duplo, pois beneficia os produtores de milho e melhora as condições dos produtores de aves

- Se houver demanda, o volume de recursos pode chegar a R$ 500 milhões - disse.