Título: Romenos acusam fraude
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/12/2004, Internacional, p. A-7

Em uma reivindicação semelhante a da oposição na vizinha Ucrânia, os adversários do governo romeno, liderados pelo candidato Traian Basescu, pediram ontem a anulação e a repetição de todo o processe eleitoral no país, alegando que o pleito foi fraudado.

Com cerca de 90% dos votos das eleições gerais de domingo apurados, os dados oficiais apontavam a vantagem do candidato do governo Adrian Nastase, com 40,7% dos votos contra 33,5% de Basescu.

Como ninguém obteve mais de 50% dos votos, Nastase e Basescu se enfrentarão em um segundo turno programado para o próximo dia 12 de dezembro.

Segundo o Escritório Eleitoral Central (BEC), os social-democratas (governo) obtiveram 36,3% dos votos no pleito legislativo, contra 31,0% da coalizão de oposição formada pelo Partido Nacional Liberal e pelo Partido Democrata (Aliança PNL-PD).

Diante dos resultados, a oposição denunciou uma fraude com votos múltiplos e manipulação do software de apuração das urnas eletrônicas que favoreceria o Partida Social Democrata (PSD) e seu aliado, o Partido Humanista Romeno (PUR).

- O programa de computador para a apuração dos votos cedido ao BEC pelo Instituto Nacional de Estatística (INS) foi fraudado para atribuir os votos nulos ao PSD e a Nastase - assegurou Traian Basescu.

Segundo a oposição, houve cerca de 160 mil votos manipulados, enquanto a vantagem do PSD parece ser de 470 mil votos.