Título: Renúncia de Annan é sugerida
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/12/2004, Internacional, p. A-8

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, teve a renúncia sugerida por um colunista de consagrados jornais americanos, como o The New York Times e o Wall Street Journal, depois da recente revelação de que seu filho, Kojo, recebeu pagamentos durante 6 anos de seu ex-empregador, a empresa suíça Cotecna, que participou do programa ''Petróleo por Alimentos'' da ONU para o Iraque.

Na segunda-feira à noite, depois de uma semana fora, Annan admitiu o ocorrido e afirmou estar ''muito decepcionado e surpreso''.

O Petróleo por Alimentos está no centro do maior escândalo de corrupção relacionado à ajuda humanitária na história da ONU e vem sendo objeto de várias investigações, entre elas a de uma comissão independente criada por Annan e dirigida por Paul Volcker, ex-presidente do Federal Reserve (banco central americano).

A ONU revelou que era sabido que Kojo continuou recebendo salários, mas suponha-se que só até o fim de 1999, e não até fevereiro de 2004, justamente quando o escândalo veio à tona.

- Não participo das atribuições de contratos - defendeu-se Annan, que pediu a todos que ''sejam pacientes até que Volcker tenha finalizado seu trabalho''.

- Não creio que o governo deva se apressar a emitir um juízo antes que todos os fatos não tenham sido apurados - declarou o embaixador dos EUA na ONU, John Danforth, quando perguntado se Washington ainda tinha confiança em Annan.