Título: Crise leva população aos bancos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/12/2004, Internacional, p. A-8
A crise política no país despertou a desconfiança da população ucraniana, que corre aos bancos para retirar suas economias.
Os caixas automáticos em Donetsk, região Leste do país e de maioria russa, fecharam depois que longas filas se formaram logo ao amanhecer e duraram até o fim do dia. A maior parte das indústrias ucranianas (carvão, ferro e bélica) está em Donestk.
Muitas casas de câmbio mostravam cartazes que diziam ''não há dólares'' e ''não há euros''.
Segundo analistas, a população teme que a Ucrânia seja tomada pelo caos econômico semelhante ao ocorrido logo após a derrocada do domínio soviético no país, em 1991.
O governador de Donetsk afirmou que o atual impasse político pode levar a economia do estado à ruína.
- A situação social e econômica é crítica. Há problemas nos bancos, nas exportações, no transporte. Ninguém está pagando com dinheiro. Tudo está funcionando à base do crédito - afirmou o governador Bliznyuk.
Bancos locais em Donetsk informaram que estão tendo o dobro do movimento normal de retirada.
- A situação política está tão tensa que as pessoas estão assustadas. Tenho dinheiro no banco e como vou viver se não puder retirá-lo? Temo do que possa acontecer - disse a aposentada Anna Golyn, na fila de um banco.
Correm rumores nas cidades sobre onde é possível conseguir dinheiro. Famílias são divididas em várias filas diferentes.
- Isso começou seriamente na segunda-feira, provavelmente porque a oposição disse às pessoas para que retirem dinheiro das contas - afirmou a bancária Oxana Reshetnyak, em Donetsk.