Título: Copel quer novas hidrelétricas
Autor: Ivanir José Bortot
Fonte: Jornal do Brasil, 02/12/2004, Economia, p. A-18

O governador do Paraná, Roberto Requião, disse ontem que espera captar junto a investidores nacionais e estrangeiros cerca de R$ 1 bilhão para a construção de quatro novas usinas hidrelétricas para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Requião determinou a realização de estudos para construção de duas hidrelétricas no Rio Tibagi, uma no rio Iguaçu e a quarta no rio Chopim. A Copel ainda não estimou quando começarão as obras.

- Esperamos com estes investimentos garantir às indústrias e aos consumidores a oferta da energia mais barata do país - disse Requião, que impediu o repasse de 25% nos preços da energia já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os recursos para fazer frente a estes novos projetos de usinas deverão vir, em parte, da emissão de R$ 400 milhões em debêntures conversíveis em ações e o restante junto a investidores estrangeiros. O governador disse que deverão ser feitas captações junto a fundos de pensão do Brasil e de investidores estrangeiros. O banco espanhol Bilbao Viscaya, por exemplo, enviou ontem uma correspondência ao governador oferecendo seus serviços para realização de road-show junto a potenciais investidores de países europeus.