Título: Arlete se lança candidata mas não descarta acordo
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 02/12/2004, Brasília, p. 5

A menos de duas semanas da escolha do novo presidente da Câmara Legislativa, o PT decidiu marcar presença na disputa e lançou oficialmente o nome da líder do partido na Casa, Arlete Sampaio. Durante o anúncio da candidatura, os petistas apresentaram uma proposta de trabalho para o biênio 2005/2006. Dentre os principais pontos estão a defesa da autonomia da Câmara em relação ao Buriti, a realização de reuniões quinzenais da Mesa e uma maior participação popular nas decisões da Casa. - Essa plataforma reúne ações de resgate da Câmara, envolvendo transparência e moralidade. Há projetos do Executivo que entram aqui, por exemplo, e são aprovados rapidamente, sem qualquer discussão - afirma Arlete.

Ciente da dificuldade de ver seu nome emplacar, a deputada assume que a bancada poderá até desistir da candidatura para apoiar um nome do PMDB. A condição seria o compromisso com as diretrizes defendidas pelo partido.

Por enquanto, a Câmara conta com cinco potenciais candidatos: Arlete, Fábio Barcellos (PFL) e os peemedebistas Gim Argello, Pedro Passos e Anilcéia Machado, líder do governo na Câmara. Com um discurso afinado de união, porém, os governistas garantem que não há racha e que um único nome será indicado.

- Agora, seria uma deslealdade política construir um acordo com a oposição para derrotar os próprios companheiros - diz Pedro Passos, evitando afirmar que comentava sobre Barcellos, criticado por governistas quando lançou-se candidato.

O cenário ainda é nebuloso. Se os 24 distritais chegarem a um acordo, poderá ser formada chapa única. Governistas e oposição não descartam a hipótese de negociar outros cargos da Mesa.

Sessão cancelada - Cerca de 150 permissionários do Serviço de Transporte Público Alternativo de Condomínios estiveram ontem na Câmara. A expectativa era de que o projeto de lei que deverá regularizá-los fosse votado. No entanto, o PL sequer estava na pauta. E os distritais presentes no plenário resolveram cancelar a sessão de votação para discutir pontos da ordem do dia e fazer reunião de líderes na presidência.

De acordo com Anilcéia Machado, o projeto não entrou em pauta porque ainda não foi discutido entre os parlamentares. No entanto, foi marcada para segunda-feira uma reunião com o secretário de transportes, Mauro Cateb, para tratar do assunto. Na semana que vem o projeto deve ser votado.