Título: ONG faz parcerias para garantir direitos
Autor: Vivian Rangel
Fonte: Jornal do Brasil, 06/12/2004, Rio, p. A-13

Funcionando desde 1988, a ONG CVI-Rio foi fundada por um grupo de profissionais que tinha como objetivo discutir de maneira mais ampla a questão dos deficientes, que era restrita à estudos na área da saúde. - Fomos pioneiros na América do Sul. O fundamental para nós é mostrar que é possível ir além da tutela no caso do deficiente e desenvolver oportunidades de inserção real - afirma Lilia Martins, presidente da ONG.

Hoje existem 22 CVIs espalhados por todo o Brasil, que atuam em parceria com as prefeituras e o Estados em diversos projetos.

- Ajudamos a prefeitura a implementar o Rio Cidade, que desenvolveu soluções abrangentes para a arquitetura do Rio e contemplou a todos, não apenas aos deficientes. Obviamente algumas mudanças são específicas, como o piso diferenciado em volta de rampas e sinais, desenvolvido para pessoas com deficiência visual - detalha Lilia.

Um Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência está sendo desenvolvido pelo senador Paulo Paim (PT) e deve ser votado em 2005. O objetivo é organizar a legislação que assegura os direitos dos deficientes num mesmo documento e melhorar o acesso a áreas como educação, cultura, previdência, turismo e lazer.

- A lei é importante, mas precisa haver mais fiscalização. A legislação determina que o habite-se só pode ser expedido se a obra seguir as normas de acessibilidade, mas ela não é cumprida - reclama a presidente da ONG.

Lilia ressalta ainda que outro foco da questão é garantir a inserção de todos aos meios de comunicação, como internet e TV, viabilizando assim melhores condições de trabalho e lazer.

- Agora existe uma legislação que estabelece postos de trabalho, mas a inserção precisa ser mais completa. Os deficientes têm que ser avaliados como pessoas numa disputa de emprego e não vistos através de sua deficiência - afirma Lilia.