Título: Experiências positivas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/12/2004, Brasília, p. D-5

Quando a Cidade do Automóvel foi criada, em novembro de 2002, houve uma certa resistência por parte dos donos das revendedoras. Muitos temiam deixar o Plano Piloto, ponto tradicional do comércio de veículos no DF por mais de 30 anos, e perder clientes ao se mudarem para um local até então desconhecido. Dois anos depois, o presidente da Associação das Agências de Automóveis do DF (Agenciauto), Rycardo Recch, explica que a situação é outra. Na contramão da primeira impressão dos proprietários, muitas lojas mantiveram boas vendas, e algumas chegaram até mesmo a superar os números anteriores à mudança.

- De maneira geral, os revendedores estão bastante satisfeitos, pois é melhor tanto para os lojistas quanto para o consumidor. Aqui nós temos mais espaço e é tudo bem mais tranqüilo do que era antigamente - diz.

Segundo Rycardo, o local está praticamente consolidado, mas ainda falta finalizar a parte de infra-estrutura, como jardins e meio-fio. Hoje, o Detran já realiza a vistoria dos veículos na própria Cidade do Automóvel, que ganhou um restaurante para atender um número de visitantes que atinge até cinco mil pessoas nos finais de semana.

Um pouco mais antigo, o Pólo de Moda já funciona há quatro anos no Guará e abriga aproximadamente 200 empresas. A criação desse espaço pretendia setorizar as indústrias do ramo para fortalecer o comércio e facilitar as compras, reunindo toda a produção em um só local.

Segundo a avaliação de Maria Lourdes Coelho, presidente da Associação do Pólo de Moda, o resultado têm sido bastante positivo.

- A maioria das empresas está satisfeita de participar do Pólo de Moda e enxergam um futuro promissor. Antes o cliente não ia lá porque era só buraco, agora com a infra-estrutura acreditamos que o movimento deverá aumentar.