Título: Laboratório inventa 'Viagra' feminino
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/12/2004, Saúde & Ciência, p. A12

Estimulante trata de problemas da libido

As americanas terão em breve à disposição nas farmácias dos Estados Unidos uma droga que promete apimentar a vida sexual de mulheres. O medicamento, chamado de Intrinsa, é o primeiro do mundo a tratar dos problemas da libido feminina.

O remédio consiste em um adesivo que deve ser colocado no abdômem duas vezes por semana e libera uma testosterona. Esse hormônio masculino é o responsável pelo apetite sexual em ambos os sexos. A novidade vai beneficiar principalmente as mulheres na menopausa e as que passaram por uma histerectomia (retirada do útero) que deixam de produzir a testosterona e reclamam da redução da libido.

Mas o acesso de americanas à nova droga ainda não tem previsão. O lançamento do Intrinsa foi adiado na última quinta-feira e espera novas averiguações pelo FDA (Food and Drug Administration - órgão que fiscaliza a comercialização de remédios nos Estados Unidos).

Segundo o FDA as pesquisas realizadas não forneceram informações suficientes para a liberação da licença para o grupo Procter & Gamble vender o medicamento. Como a droga deve ser tomada junto com o estrogênio, mulheres usuárias podem ter um aumento do risco de câncer de mama e de ataque do coração.

Por outro lado Roslyn Washington, que participou dos testes do Intrinsa, aprovou o tratamento. Segundo ela, que tem 51 anos e fez uma histerectomia, a droga aumentou seu desejo sexual.