Título: Garotinho em novo cargo
Autor: Marco Antônio Martins
Fonte: Jornal do Brasil, 07/12/2004, Rio, p. A15

Rosinha anuncia, na China, mudança de nome da pasta de Ação Social

O ex-governador Anthony Garotinho se despediu, na manhã de ontem, da Secretaria de Segurança Pública do Rio. Diante de delegados da Polícia Civil e comandantes de batalhões da Polícia Militar, Garotinho confirmou o que já era esperado: vai cuidar da coordenação política do governo do Estado. Por mais de 20 minutos, o ex-governador falou das realizações durante o ano e meio que esteve à frente da segurança pública, como a compra de carros para as polícias, além da conclusão de obras do projeto Delegacia Legal, que informatiza as delegacias estaduais. Anthony Garotinho assumiu em maio de 2003 em substituição ao deputado federal Josias Quintal. Na edição de 2 de junho do ano passado do Jornal do Brasil, o então secretário prometeu ''acabar com a facção criminosa Comando Vermelho em menos de um ano''.

O ex-superintendente da Polícia Federal que ocupava o cargo interinamente há dois meses, o delegado federal Marcelo Itagiba, foi confirmado no cargo. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira.

Da China, a governadora Rosinha Matheus anunciou, durante a abertura da Cúpula Mundial da Família, promovida pela Organização Mundial da Família em conjunto com as Nações Unidas e o governo daquele país, que a Secretaria Estadual de Ação Social mudaria de nome, passando a se chamar Secretaria da Família.

- O fato de transformar uma secretaria para tratar preferencialmente dos assuntos ligados à família e também assumir o compromisso de seguir os preceitos da declaração aqui assinada mostra o nosso interesse de estar em sintonia com o que diversos países do mundo estão discutindo - disse a governadora, em seu discurso.

Com a mudança da pasta, que não estava prevista na lenta reforma do secretariado que vem sendo feita, a governadora espera obter mais recursos para a realização de projetos sociais do governo estadual.

O Encontro da Família acontece na cidade de Sanya, província de Hainan, no sul da China, e vai até quinta-feira com a presença de autoridades e representantes de 60 países.