Título: PFL quer apurar férias no Alvorada
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/01/2005, País, p. A4

O PFL estuda entrar na Justiça para contestar as férias dos amigos do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Alvorada. O líder do partido na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (BA), pediu que a assessoria jurídica da legenda examine as medidas legais cabíveis com relação à utilização de recursos e de propriedade pública, como o Palácio da Alvorada, para receber amigos do filho do presidente.

Fotos divulgadas na edição de quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo mostraram um grupo amigos do filho de Lula, Luís Cláudio, de 19 anos, em julho do ano passado, hospedados no Palácio da Alvorada. O grupo, com seis meninas e oito rapazes, conheceu a Granja do Torto, passeou de lancha no Lago Paranoá e teve um encontro com Pelé.

Procurada pelo Jornal do Brasil, a assessoria da Presidência da República informou que não vai comentar a reportagem da Folha. Até agora, nenhum outro órgão do governo se pronunciou sobre o caso.

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), afirmou ontem que vai encaminhar um requerimento de informação ao Ministério da Defesa e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para saber se o avião que levou os 14 amigos do filho do presidente para Brasília e a lancha que fez um passeio com eles pelo local pertencem à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Marinha, respectivamente.

Caso isso se confirme, Agripino afirmou que vai pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) que tome as medidas cabíveis para ressarcir o dinheiro gasto pelo governo.

- Qualquer família pode receber visita, mas 14 cheira a farra - desconfia José Agripino.

O grupo de adolescentes passou cerca de 15 dias em Brasília. Foram feitos ainda um churrasco na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, e uma visita ao Palácio do Planalto.

As fotos do passeio pela capital federal, com direito a café-da-manhã, almoço e jantar pagos com dinheiro público, foram colocadas pelos amigos de Luís Cláudio na internet, o que provocou reações indignadas de outros internautas após a publicação de matéria pela Folha de S. Paulo.

- Vai ficar muito claro que, no governo Lula, o sentido de propriedade é diferente do pobre mortal. Eles não fazem distinção entre o público e o privado - criticou o líder do PFL.

Um protesto bem-humorado contra a ''colônia de férias''' do Alvorada acontecerá amanhã, às 15h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Um dos organizadores, o estudante Rafael Sadocco, promete ir para o local vestindo sunga e bóia e usando cadeira de praia e protetor solar para chamar a atenção dos pedestres, além de distribuir panfletos.

- Vou levar um cartaz escrito ''Sou amigo do Lulinha e quero passar férias em Brasília'' - afirma.