Título: Blecaute em dose dupla
Autor: Mariana Carneiro e Samantha Lima
Fonte: Jornal do Brasil, 08/01/2005, Economia, p. A17

Menos de uma semana depois de um apagão ter deixado às escuras os estados do Rio e Espírito Santo, novo blecaute, dessa vez de menor porte, voltou a atingir a região. Municípios do Norte e da Região dos Lagos ficaram sem energia por 40 minutos durante a tarde de ontem, além de todo o estado do Espírito Santo, inclusive a capital Vitória. De acordo com Furnas Centrais Elétricas, um raio atingiu duas linhas de transmissão de tensão de 345 mil Volts, o que acionou o equipamento de proteção, que suspende o fornecimento. A perda de energia foi de 1.650 Megawatts. As linhas atingidas são paralelas e fazem o percurso Adrianópolis-Macaé-Campos-Vitória. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a descarga ocorreu no trecho entre Adrianópolis, na Baixada Fluminense, e Macaé, no litoral Norte, e foi desligando em cascata os demais trechos até Vitória, na ponta da linha.

- As fotos do nosso sistema de monitoramento mostram uma grande descarga atmosférica na região - ressaltou o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, acrescentando que o evento de ontem não teve relação com o apagão ocorrido sábado passado.

A queda de energia ocorreu às 15h17 na primeira linha e às 15h19, na segunda. De acordo com Furnas, o sistema foi restabelecido em 20 minutos na subestação de Campos e meia hora depois, em Vitória. Entretanto, segundo o ONS, o fornecimento de energia só voltou ao normal às 16h34, portanto, mais de uma hora depois do desligamento. A Ampla informou que a energia foi restabelecida às 15h35 nas regiões dos Lagos e Serrana e às 15h58 no Norte e Noroeste Fluminense.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que no início da semana descartara o risco de novos apagões, afirmou ontem que nenhum sistema do mundo, por mais robusto que seja, está imune a um blecaute. Dilma, no entanto, voltou a reconhecer a fragilidade do sistema de abastecimento do Espírito Santos e afirmou que determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico o acompanhamento do caso.

Para o diretor do ONS Luiz Eduardo Barata, o sistema de transmissão funcionou de forma correta, interrompendo o fornecimento para evitar danos nas linhas. Para ele, um novo blecaute como o de ontem não deve ocorrer novamente, apesar da possibilidade de, com o verão, ocorrerem novos temporais. Isso porque, segundo ele, a incidência de raios foi maior do que o normal. Barata afirmou que a queda no fornecimento não guarda relação com o blecaute do primeiro dia do ano.

- A única coincidência entre os dois eventos é que ocorreram na mesma semana.

Os dois episódios de falta de energia prejudicaram seriamente o abastecimento de água da Região dos Lagos, onde, devido à alta temporada, a população de 150 mil habitantes triplica. Segundo o secretário de Energia do estado, Wagner Victer, uma adutora da concessionária Prolagos deixou de funcionar. De acordo com a empresa, desde o dia 1º ocorreram inúmeras interrupções no fornecimento de água provocadas por oscilações no sistema elétrico.

A Aneel informou ontem que enviará ofício pedindo explicações sobre o blecaute a Furnas, que tem 15 dias para concluir o relatório. Se for comprovada alguma falha no sistema, a empresa poderá ser advertida ou multada.