Título: Vendas ao Exterior quase duplicam
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 11/01/2005, Brasília, p. D3

Para o comércio exterior da cidade, 2004 foi um ano excepcional. As vendas de produtos candangos no mercado internacional cresceram 95% no ano passado, em comparação com 2003. As empresas do DF exportaram o equivalente a US$ 29 milhões no período. Apesar do aumento expressivo, as vendas internacionais de Brasília representam apenas 0,03% das exportações brasileiras - que alcançaram US$ 96 bilhões em 2004, valor 32% superior ao registrado no ano anterior. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Das 27 unidades da federação, o DF ocupa a 25ª colocação no ranking dos estados exportadores, à frente apenas do Acre e de Roraima. Mas a expectativa é que as vendas internacionais da cidade aumentem em 2005, impulsionadas pelo programa Estado Exportador, lançado em outubro pelo Ministério do Desenvolvimento. O objetivo é incentivar as unidades que exportam menos de US$ 100 milhões anuais, que é o caso do DF.

O secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico do DF, Afrânio de Souza, participou da reunião para a criação do grupo executivo que vai estabelecer as medidas de promoção às exportações do DF, junto ao Ministério. Ele garante que as vendas internacionais da cidade devem alcançar US$ 50 milhões em 2005.

- Vários setores devem conquistar o mercado internacional este ano, como a indústria moveleira, o segmento de softwares e vestuário. O artesanato produzido no DF também deve ganhar o exterior. O governo vai trabalhar para incentivar ainda mais as exportações - garante Afrânio de Souza.

O agronegócio ainda representa a quase totalidade das exportações da cidade. Só a avicultura responde por cerca de 80% das vendas ao mercado externo. A Sadia, líder do setor, comprou a candanga Só Frango no mês passado e promete investir R$ 15 milhões a curto prazo. O objetivo é ampliar de 150 mil para 400 mil o número de abates por dia. O aumento da venda de cortes de frango deve alavancar ainda mais o comércio exterior do DF.

Outra empresa que investiu para conquistar clientes no exterior foi a Rossi, indústria de automação de portões. No ano passado, a empresa faturou cerca de US$ 1 milhão com as exportações, um crescimento de mais de 200% em comparação com o desempenho de 2003. O gerente de exportações da Rossi, Miguel Cruz, garante que R$ 150 mil foram investidos para a compra de novas máquinas.

- Já conquistamos clientes na América do Sul e em Angola. Este ano vamos participar de feiras internacionais para divulgar nossos produtos - garante Miguel.