Título: Promessa de semana agitada no Congresso
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2005, País, p. A6

Mesmo em recesso, os deputados e senadores estarão esta semana com os celulares ligados. Na Câmara, a disputa é pela presidência da Casa. Na Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara as mudanças na equipe.

Hoje, as atenções estão voltadas para uma reunião promovida pela coordenação de campanha do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT paulista. Candidato oficial do governo para assumir a presidência da Câmara, ele já visitou os estados de Sergipe, Piauí e Ceará, onde garante ter recebido apoio das bancadas e de autoridades locais.

Greenhalgh define hoje com sua equipe a agenda de visitas a novos Estados, um trabalho, segundo ele, de ''formiguinha'', disputando voto a voto. O deputado garante que sua equipe ainda não fez um balanço de possível votação favorável. A eleição será no dia 15 de fevereiro.

- Falta um mês. Os votos vão se definindo aos poucos. A partir da semana que vem, poderemos ter um balanço da campanha - diz Greenhalgh.

No Senado, o acordo prevê a eleição do senador Renan Calheiros, do PMDB alagoano. Ex-ministro da Justiça, Calheiros substitui o maranhense José Sarney, eleito pelo PMDB do Amapá.

O clã dos Sarney será premiado com um ministério para a senadora Roseana Sarney, que deve abandonar o PFL maranhense. A filha do ex-presidente da República deve assumir um ministério. Segundo o pai, ela prefere a Previdência, atualmente sob o comando de Amir Lando (PMDB).

Também esta semana, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) deve decidir se lança ou não candidatura avulsa para concorrer ao pleito. O grupo chamado Câmara Forte, liderado pelo deputado João Leão (PL-BA), articula para amanhã o lançamento oficial da candidatura independente do deputado mineiro. A decisão final, no entanto, cabe ao parlamentar, que passou os últimos dias em Florianópolis analisando a questão.