Título: Romena de 66 anos dá à luz
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2005, Internacional, p. A9

Uma mulher de 66 anos deu à luz uma menina ontem, depois de anos de tratamento de fertilidade. Segundo a imprensa romena, Adriana Illiescu se tornou a mulher mais velha a ter um bebê. Professora universitária e autora de livros infantis, ela estava grávida de gêmeas. Uma morreu ainda no útero e os médicos decidiram fazer uma cesariana na 33ª semana de gravidez para salvar a outra.

- Queríamos esperar até a 34ª semana de gestação, quando os pulmões das crianças já estariam totalmente desenvolvidos, mas no sábado verificamos que o coração de um dos bebês tinha parado de bater - contou Bogdan Marinescu, chefe do hospital maternidade Giulesti em Bucareste.

Mãe e filha, que pesa 1,4 kg e que se chama Eliza-Maria, estão em condições estáveis. No entanto, a criança dever ficar por seis semanas no hospital, até pesar 2 kg.

Adriana, que fará 67 anos em maio, ficou grávida por um processo de fertilização in vitro e esta foi sua terceira tentativa de manter uma gravidez até o final. Segundo os médicos, óvulos e esperma vieram de ''pessoas jovens e saudáveis''.

- Do ponto de vista biológico, Illiescu provou que ela pode manter uma gestação até o final - disse Marinescu. - Conseguimos resolver um caso que nos deixou muito nervosos.

A gravidez da professora provocou polêmica na Romênia. Alguns grupos pedem a implantação de um limite de idade para mulheres que desejem bebês concebidos in vitro.

''Ela será velha demais para ver o filho crescer'', criticou o jornal Cotidianul, que questionou também a ética dos médicos que a inseminaram.

Mas a Igreja adotou uma posição conciliatória: - A Bíblia prega o amor e a procriação em qualquer idade - disse o porta-voz da Igreja Ortodoxa.