Título: Demanda segura queda
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 17/01/2005, Economia, p. A17

O retorno dos preços em período de desvalorização em uma velocidade inferior ao avanço registrado em épocas de alta tem uma explicação, de acordo com o economista Antônio Carlos Assumpção, professor do Ibmec: o que faz o preço cair é a economia desaquecida.

- Em um cenário com câmbio valorizado e economia desaquecida, não há espaço para aumento de preços, mas em épocas de custos menores e economia aquecida as firmas incorporam o câmbio ao lucro - afirma, justificando o quadro encontrado no ano passado.

O professor do Ibmec lembra, ainda, que as propostas defendidas por exportadores para uma desvalorização cambial, a fim de não prejudicar as vendas externas, não seria a melhor saída no atual momento.

- Se o câmbio pular para R$ 3,10, haverá impacto imediato na inflação, principalmente porque a economia está aquecida. Hoje, a balança comercial está longe de ser um problema para as contas do país, assim como o resultado do PIB. A inflação, no entanto, ainda é um problema. Por isso, não vejo o menor sentido em desvalorizar o câmbio - enfatiza Assumpção.