Título: PT de São Luís é contra Roseana no governo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/01/2005, País, p. A2

A executiva municipal do PT de São Luís (MA) divulgou nota na qual critica a eventual nomeação da senadora Roseana Sarney (PFL-MA) para ocupar um ministério do governo Lula.

- A possível indicação desta legítima representante das oligarquias e forças políticas conservadoras contraria a história do PT, marcada até o momento pela defesa da democracia, da inversão de prioridades no uso dos recursos públicos, bem como pela defesa da transparência administrativa e busca da participação popular - diz a nota.

A senadora é cotada para ocupar uma pasta no governa reforma ministerial que o presidente fará.

A nota afirma ainda que ''o modo petista de governar não se coaduna com a trajetória política de quem se beneficiou por décadas dos recursos estatais'' e que ''mudar o Brasil e fazê-lo um país de todos exige determinação para romper com o modo tradicional de fazer política e com os personagens que incorporam o atraso, o autoritarismo e a corrupção''.

Segundo o texto, o diretório municipal do PT em São Luís, reunido no dia 11 deste mês, decidiu tornar público o posicionamento contrário à possível nomeação da senadora Roseana Sarney para o cargo de ministra no governo ''do companheiro presidente'' Lula, apesar de ''reconhecer a autonomia do governo em relação ao partido, no entanto''.

- Como explicar aos milhões de brasileiros que lutam por uma reforma política que o governo Lula não repete a troca de favores no parlamento? Como explicar que o governo Lula, governo também do PT, acomoda quem tem tantas acusações de corrupção e foi durante anos base de sustentação do neoliberalismo do PSDB? Como explicar, por fim, à maioria dos maranhenses, que vivem em imensa pobreza, dominados a mais de 40 anos pelo grupo político da senadora, que este é um governo de mudanças, quando estaria optando pela continuidade política e governamental? - questiona a executiva na nota.

Os ''petistas de São Luís'' terminam o texto ''dizendo não ao continuísmo'':

- Não a Roseana no governo Lula!