Título: Tremor ainda reverbera na Terra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/01/2005, Internacional, p. A12

Mais de duas semanas depois do terremoto de 9 graus na escala Richter, que provocou o tsunami no Oceano Índico, a Terra continua vibrando. O movimento - descrito por geólogos da Universidade Nacional da Austrália como ''uma batida de sino, sem o som'' - é conseqüência do enorme deslocamento das placas tectônicas na costa da Indonésia. A vibração do planeta, no entanto, não pode ser sentida pelo homem. Foi captada por instrumentos de monitoramento da gravidade.

- Certamente, a oscilação é maior do que o planeta normalmente experimenta, com a força gravitacional exercida pelo sol e para a lua - disse o cientista Herb McQueen.

No entanto, o movimento está diminuindo e agora representa uma equalização de cerca de um milímetro da oscilação vertical normal da Terra, que fica entre 20 e 30 centímetros.

- Como este terremoto foi 10 vezes mais poderoso do que a Terra costuma registrar, ele ainda reverbera. E vai continuar assim por muitas semanas, até cessar - revelou McQueen.

Logo depois do violento tremor, cientistas americanos afirmaram que a rotação do planeta poderia ter acelerado permanentemente, encurtando os dias e causado um deslocamento do eixo terrestre.

Richard Gross, geofísico da Nasa, explicou que a grande mudança de massa do centro da Terra durante o terremoto fez o corpo celeste rodar 3 milionésimos de segundo mais rápido e inclinou em cerca de 2,5 o Pólo Norte. Num efeito em cadeira, por instantes, o planeta se tornou mais achatado nos pólos e arredondado nos trópicos, por causa da rotação acelerada.

- O que sabemos é que em 26 de dezembro, o dia foi 2.68 microsegundos mais curto - disse Benjamin Fong Chao, também da Nasa. - Todas estas mudanças foram praticamente imperceptíveis até para os aparelhos de medição, suficientes apenas para serem identificados. Saber se estes efeitos se mantêm, só com análise de dados a longo prazo.