Título: Companheiro Menem
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/01/2005, País, p. A3

PORTO ALEGRE - O discurso improvisado e enérgico frente a uma platéia de mais de 10 mil pessoas no Ginásio de Esportes Gigantinho levou o presidente Lula a cometer pelo menos duas gafes constrangedoras no Fórum Social Mundial. Logo no início, ele se referiu à atual edição do Fórum como a ''terceira versão'', apesar de esta ser a quinta:

- Perguntar para mim se um outro mundo é possível é desnecessário. Seria apenas necessário olhar o que aconteceu com o Fórum Social Mundial nesta sua terceira versão. A gente constata que ele está mais rigoroso, mais participativo e, pela primeira vez, assumindo a responsabilidade de transformar um problema crônico da humanidade em tema prioritário.

Pouco depois, ao falar das mudanças na América Latina, Lula trocou o nome do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, pelo do ex-presidente Carlos Menem, a quem havia criticado pouco antes:

- O que aconteceu na Argentina é que o companheiro Menem assumiu a presidência e está mudando não apenas a relação do governo com seu povo, mas está contribuindo para mudar a relação entre os Estados na América Latina - deslizou.

Esta foi a segunda vez nesta semana em que o presidente argentino teve seu nome trocado. Na quarta-feira, o primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, trocou Néstor por Ernesto.

As duas gafes do presidente brasileiro foram cometidas nos primeiros 10 minutos de discurso no lançamento da campanha Chamada Global para Ação contra a Pobreza. Sem demonstrar constrangimento, Lula seguiu sua fala improvisada, recorrendo a poucos papéis para ajudá-lo com os números da economia.