Título: Comissão distribui urnas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/01/2005, Internacional, p. A7

BAGDÁ - A Comissão Eleitoral do Iraque começou ontem a distribuir as urnas por todo o país em preparação para as eleições nacionais e regionais que serão realizadas no domingo. As urnas chegaram inclusive à província rebelde de Al-Anbar, que engloba as cidades de Faluja e Ramadi, onde foram instalados 40 centros de votação. Estão previstos 5.578 postos eleitorais, a maioria em escolas, e 28 mil urnas.

- Também teremos três postos especiais em Bagdá para os habitantes de Faluja que fugiram durante a operação dos EUA na cidade, em novembro, e que atualmente vivem na capital - afirma Farid Ayar, porta-voz da Comissão.

A distribuição é executada em meio a medidas de segurança excepcionais por causa das ameaças da guerrilha, que já destruiu 40 centros de votação.

As forças americanas começaram a tomar posições em vários pontos de Bagdá, dentro do dispositivo especial traçado para garantir a segurança durante o pleito.

Centenas de soldados da Brigada 256 da Guarda Nacional da Louisiana, acampados perto do aeroporto internacional de Bagdá, foram transferidos a diferentes pontos nos arredores da cidade.

O general-de-brigada John Basilica explicou que os militares não estarão presentes nos centros eleitorais, que serão protegidos pelas forças de segurança iraquianas, mas agirão rapidamente caso seja necessário.

- Esperamos que as forças iraquianas defendam satisfatoriamente os locais onde seus compatriotas votarão. É um momento crítico para eles - ressaltou Basilica.

Cerca de 300 mil agentes iraquianos se encarregarão da segurança durante as eleições que vão escolher os 275 membros da Assembléia Nacional.

Os rebeldes declararam guerra ao pleito e advertiram que, no domingo, semearão o país com atentados. Não à toa, as forças treinadas pelos EUA estão em alerta máximo.