Título: Fim de semana será de campanha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/01/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - Os cinco candidatos que disputam a presidência da Câmara vão passar o fim de semana em campanha. Hoje, o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), participará das atividades do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e será recebido pelo prefeito José Fogaça (PPS) e pelo governador do estado, Germano Rigoto (PMDB).

O deputado mineiro Virgílio Guimarães, candidato avulso do PT, vai passar o fim de semana em Brasília, pedindo votos por telefone aos colegas. O parlamentar prepara uma agenda de viagens para o carnaval, quando pretende visitar o Rio e os estados do Nordeste.

Severino Cavalcanti (PP-PE) permanecerá em Brasília cumprindo agenda de compromissos com outros congressistas. O deputado Jair Bolsonaro (PFL-PE) viaja para o Rio, onde fará campanha por telefone. O concorrente do PFL, José Carlos Aleluia (BA) está em Salvador e não tem agenda de compromissos oficiais.

Tradicionalmente, de acordo com o princípio da proporcionalidade partidária, a presidência da Câmara caberia à maior bancada da Casa, o PT, com 90 deputados. Entretanto, o excesso de candidatos divide politicamente a Casa.

Nesta semana, o presidente do PSDB, Eduardo Azeredo (MG), disse que, embora os tucanos já tivessem decidido apoiar a proporcionalidade, pelo menos 80% dos deputados de sua sigla são resistentes ao nome de Luiz Eduardo Greenhalgh.

Os deputados do PPS, por sua vez, adiaram a decisão sobre qual candidato apoiarão para disputar a presidência. O líder do partido, Júlio Delgado (MG), diz que apóia Virgílio Guimarães.