Título: Genoino festeja aplausos a Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/01/2005, País, p. A5

Presidente do PT agradece à militância gaúcha por ter abafado as vaias durante o discurso de quinta-feira no Fórum Social

PORTO ALEGRE - O presidente nacional do PT, José Genoino, comemorou ontem, em Porto Alegre, o que considerou um sucesso na operação montada pelo partido para abafar as vaias recebidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira, no Fórum Social Mundial. Genoino afirmou que a militância petista foi mobilizada e conseguiu defender o governo não apenas no discurso discurso feito no estádio Gigantinho, mas também na passeata de abertura.

- Quero fazer uma homenagem à direção do PT no Rio Grande do Sul, que mobilizou o partido. E os filiados, militantes, amigos do PT tiveram uma presença representativa no pronunciamento do presidente Lula - festejou Genoino, em entrevista coletiva.

O petista afirmou que, diante da mobilização do PT, ''as vaias foram insignificantes''. Ao ser questionado sobre o comentário do presidente Lula de que os militantes que o vaiavam eram ''filhos rebeldes do PT'' e em algum momento voltariam ao partido, Genoino disse que ''essa questão não está posta''.

- Alguns têm opções, que respeitamos, diferentes das do PT.

Por mais de uma vez, o presidente da legenda afirmou que queria ''registrar a presença da militância'':

- Diante da confiança no que estão realizando, os militantes têm uma atitude de dialogar com a população.

Na marcha de abertura, e durante o discurso de Lula, militantes petistas se contrapuseram às vaias e críticas dirigidas ao presidente, muitos usando uma camisa distribuída pelo partido que trazia escrita a frase ''100% Lula''.

Para Genoino, aqueles que esperavam uma participação menor do PT no Fórum após a derrota na eleição municipal em Porto Alegre se enganaram.

- Não nos consideramos vidraça - explicou, apesar de ter dito, antes do Fórum, que o partido iria a Porto Alegre como partido do governo, pronto para receber críticas.