Título: Missão do Bird volta ao DF
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/01/2005, Brasília, p. D3

Equipe avaliará andamento do programa Brasília Sustentável

Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e técnicos do Banco Mundial (Bird) estarão reunidos novamente, em Brasília, a partir de segunda-feira. Em pauta, o andamento dos trabalhos relativos ao programa Brasília Sustentável, que prevê investimentos de US$ 115 milhões na recuperação, saneamento e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal.

De acordo com o secretário licenciado da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, deputado Tadeu Filippelli, os representantes do Bird irão acompanhar, entre segunda-feira próxima e 2 de fevereiro, o andamento dos trabalhos referentes à Vila Estrutural, aos resíduos sólidos e as análises econômica e ambiental do programa.

Para a secretária de Captação de Recursos Financeiros, Rossana Cunha Rego, a troca constante de informações com o Banco é fundamental nesta fase de preparação do programa.

- Este acompanhamento auxilia a equipe do Governo do Distrito Federal na elaboração dos trabalhos e futuramente ajudará na tramitação do programa dentro do Banco uma vez que são estes técnicos que irão defender a aprovação do Brasília Sustentável junto à diretoria do Banco Mundial - diz a secretária de Captação de Recursos Financeiros.

Esta é a quarta missão oficial do Bird com representes do GDF para tratar do Brasília Sustentável. Segundo o diretor-presidente da Agência Reguladora de Água e Saneamento (Adasa) e coordenador da equipe técnica do GDF, David de Matos, na última missão, realizada em dezembro de 2004, o Banco Mundial se pronunciou satisfeito com a qualidade do conteúdo e o cronograma do programa, ressaltando que os estudos apresentados alcançaram excelente nível de desenvolvimento.

O Programa Brasília Sustentável permitirá investimentos na ordem de US$ 115 milhões, sendo que metade do financiamento do programa virá do empréstimo junto ao Banco Mundial e a outra de contrapartida local. A expectativa é de que o contrato entre Bird e GDF venha a ser assinado em junho deste ano.