Título: Esquema para evitar apagões na folia
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 29/01/2005, Economia & Negócios, p. A19
Governo prepara medidas para reforçar abastecimento de energia com usinas térmicas durante o carnaval
O sistema interligado nacional vai operar com um esquema especial de segurança durante os quatro dias de carnaval. Na próxima segunda-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá começar a analisar um plano especial de reforço do sistema, que será proposto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O plano, que inclui a possibilidade de ligação das usinas termelétricas a gás natural em caso de emergências, também irá prever plantões especiais de equipes de manutenção, suspensão de manutenções preventivas e operação com o maior número de linhas de transmissão no período.
As medidas, segundo o ONS, deverão ser encaminhadas na próxima segunda-feira para o diretor geral da Aneel, Jerson Kelman. Segundo o executivo, a disposição da agência reguladora é aprovar todas as medidas sem maiores percalços, uma vez que serão sugeridas pelo ONS. A intenção, segundo comunicado do Operador, é aumentar a confiabilidade do sistema nas regiões que tradicionalmente registram maior fluxo de pessoas durante o carnaval, como Rio, Salvador e Recife.
''Esse processo já foi utilizado recentemente para o Fórum Social Mundial em Porto Alegre e está sendo proposto à Aneel para implantação no carnaval nas cidades onde há grande concentração popular'', afirma o comunicado emitido pelo ONS na última sexta-feira.
O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, afirmou que o estado do Rio dispõe de pelo menos 1,5 mil megawatts (MW) de potência instalada com capacidade de imediato acionamento. Mesmo a usina Macaé Merchant (900 MW), motivo de litígio entre a Petrobras e a El Paso, pode operar sem qualquer problema em caso de necessidade.
Apesar das medidas, o secretário pleiteia uma autorização para que as usinas sejam acionadas nos quatro dias de carnaval, independentemente de ocorrências, como forma de ''ilhar'' o estado e aumentar a confiabilidade do sistema.
- Isso não quer dizer que não haverá problemas durante o carnaval, mas com certeza ocorrerá um aumento de confiabilidade do sistema - disse Victer, ao acrescentar que a medida beneficiaria, também, o Espírito Santo.