Título: Expectativa de inflação pode cair
Autor: SILVIA ARAÚJO
Fonte: Jornal do Brasil, 24/01/2005, Economia e Negócios, p. A18

As expectativas de inflação podem retomar o movimento de recuo que foi interrompido na semana passada, na pesquisa de mercado que o Banco Central realiza junto às instituições financeiras. Diante do novo ajuste de 0,5 ponto percentual para a Selic e a percepção dos analistas de que o juro vai subir mais uma vez em fevereiro, é provável que a mediana das projeções volte a caminhar para os 5,1% que o BC quer atingir neste ano. Para os analistas, essa convergência deve se acentuar após a leitura da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada na quinta-feira. O breve comunicado dos diretores do BC, após o encontro da semana passada, despertou a percepção de nova rodada de aumento em fevereiro. O documento disse que o avanço de meio ponto percentual para o juro básico ''dá prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica iniciado na reunião de setembro de 2004''.

Além de sinalizar novo aumento para a Selic, os analistas esperam que a ata do Copom também indique que a política monetária se manterá restritiva até meados do ano. Os economistas da LCA Consultores acreditam que o juro vai cair ao longo do segundo semestre e encerrar o período na casa dos 16%. Esse patamar de juros em dezembro deste ano garantiria as metas de inflação de 2005 e 2006, de acordo com os especialistas da consultoria.

Os profissionais lembram que o último relatório de inflação do BC apontou que o seu modelo de referência, atualmente, projeta IPCA de 4% para 2006. O percentual está meio ponto percentual abaixo da meta de 4,5% estabelecida para o ano que vem.