Título: Operação Alcatéia prende 11 em Minas
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 15/01/2005, País, p. A3

BELO HORIZONTE - A Polícia Federal desmontou ontem em Minas Gerais uma quadrilha especializada em roubo de cargas e caminhões, desmanche de carros, adulteração de chassis e sonegação fiscal. A quadrilha atuava em todo o país, mas segundo informações da PF, a base operacional era em Divinópolis, na Região Central do Estado. Foram presas 11 pessoas, sendo que um dos bandidos foi capturado no Mato Grosso. A operação, batizada de Alcatéia, mobilizou 60 homens da PF e contou com o apoio da Polícia Militar do estado.

Responsável pela operação, o delegado de Polícia Federal Ricardo Amaro explicou que foram expedidos 14 mandatos de busca, apreensão e prisão, sendo que, até ontem, quatro criminosos estavam foragidos.

- As investigações continuam, a captura dos bandidos está próxima. No curso do inquérito, a quadrilha poderá ser julgada também por assassinato - disse Amaro.

A Polícia Federal apreendeu 13 carros, computadores, documentos e materiais utilizados na adulteração dos chassis dos veículos roubados.

- Localizamos nove caminhões que foram modificados pela quadrilha e identificamos mais 107 furtados - informou o delegado.

As prisões foram feitas na casa de um dos membros da quadrilha e em um escritório, que servia como sede do grupo em Divinópolis. De acordo com a PF, a quadrilha atuava na transformação de ônibus em caminhões. Pela investigação, o bando comprava os veículos usados em leilões no interior do estado, transformava- os em caminhões e, em seguida, os vendia. A prática é crime porque os motores de ônibus não são projetados para desempenhar tarefas próprias de caminhões, o que pode causar a acidentes.