Título: Mulheres são vítimas na Força Aérea
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/01/2005, Internacional, p. A8

Metade revela ter sofrido algum tipo de assédio sexual, indica estudo

Quase metade das mulheres que serve na Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês) sofreram algum tipo de assédio sexual em 2004, sobretudo por parte de seus superiores, indica uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal The Independent on Sunday.

De 2.500 militares entrevistadas em 2004, mil confessaram ter sido vítimas de assédio sexual, em geral por parte de dois ou mais militares homens de patente superior. A conclusão é de um estudo realizado pela RAF, que tem a seu serviço mais de 46 mil militares, 6.300 deles mulheres.

Em geral, estes assédios se caracterizam por comentários ou gestos explícitos de caráter sexual, mas apenas a metade deles é denunciada.

O relatório conclui que nos últimos três anos este tipo de conduta aumentou entre os militares da RAF, segundo o jornal.

''Embora as pessoas sejam vítimas de um comportamento inaceitável, a maioria não denuncia, sobretudo porque pensam que não será levado a sério ou prejudicará sua carreira'', aponta o relatório.

- Minhas denúncias foram investigadas por um homem que era na verdade nosso chefe. A impressão que tive é que estava protegendo a outros de alto escalão - contou ao Independent uma oficial.

Paul Keetch, porta-voz do Partido Liberal Democrata, terceira maior força política do Reino Unido, pediu à RAF que inicie uma reforma urgente em seu sistema de ouvidoria, que disse ser ''profundamente inadequado''.

Um porta-voz do Ministério da Defesa garantiu que o Exército ''não perdoa nenhum tipo de assédio sexual'' e que estudos internos como este servem justamente para pôr fim a comportamentos inadequados.

O jornal lembra que o relatório sigiloso veio à tona depois de uma semana na qual a conduta do Exército britânico esteve no centro das atenções, já que três soldados enfrentam corte marcial por abusos cometidos contra detentos iraquianos.

Os resultados do estudo são similares a outro realizado com integrantes do Exército britânico: quase 90% dos soldados entrevistados responderam acreditar que abusos eram cometidos na instituição. A dimensão do problema nas Forças Armadas ficou conhecida recentemente depois de uma série de investigações motivadas pela morte suspeita de quatro recrutas, apontou o diário.